O que é cubagem?

O que é cubagem e como ela influencia no cálculo do frete?

Na logística, principalmente em transportes, o termo cubagem é muito utilizado. No entanto, não se trata apenas de uma forma de medição da carga, mas também de uma informação que ajuda em questões importantes, como o carregamento dos veículos e o cálculo do valor de frete.

No post de hoje vamos falar mais sobre esse conceito — e outros relacionados — e qual a importância dele para o seu negócio. Quer saber mais? Então continue com a leitura e confira!

O que são volume, cubagem e peso cubado? Qual a diferença entre eles?

Os termos volume, cubagem e peso cubado são comumente confundidos. Relembrando os conceitos de física, o volume de uma caixa pode ser calculado pela fórmula:

Comprimento x Altura x Largura

Por exemplo:

A caixa a ser transportada possui as dimensões de:

  • altura: 1 metro
  • largura: 50 centímetros
  • comprimento: 70 centímetros

Assim, volume dessa embalagem é de:

0,70m x 1,00m x 0,50m = 0,35m³

Em geral, o termo cubagem se refere ao volume de um objeto. No exemplo da caixa acima, ela é de 0,35m3.

Porém, em logística, quando se menciona cubagem, o mais comum é que estejam se referindo à cubagem de carga e seu efeito na quantificação do que deve ser transportado.

O que é cubagem de carga?

A cubagem da carga pode ser definida como a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do veículo. Essa relação é obtida por meio de um cálculo matemático utilizando o fator de cubagem — que vamos explicar mais adiante.

O objetivo é conseguir planejar melhor o processo de carregamento, considerando dois pontos essenciais:

  • evitar que se feche uma carga muito volumosa, mas de baixo peso: o que faria com que se desperdiçasse a capacidade de carga do veículo em kg bruto;
  • evitar que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados: o que faz com que se deixe de aproveitar um espaço considerável dentro do veículo (em virtude do limite de peso);

Fator de cubagem

O fator de cubagem é um número constante — definido de acordo com o que se considera como sendo ideal para uma carga —, e equivale a um metro cúbico dentro do veículo usado para o transporte.

Cada modal possui um fator de cubagem diferente, dada a diferença da capacidade de carga de cada meio. Os mais comuns são:

  • rodoviário: 1m³ =300kg
  • aéreo: 1m³ = 166,7kg
  • marítimo: 1m³ = 1.000kg

Apesar desta definição, no caso do envio de cargas fracionadas, alguns transportadores optam por adotar um número menor, já que são transportados vários tipos de produtos — de diversos tamanhos e pesos.

Isso faz com que seja muito difícil completar os 300kg/m³ no veículo, o que significaria preencher todos os espaços vazios. Nesses casos, adota-se uma média de 250kg/m³.

Peso cubado

O peso cubado indica o espaço que é realmente ocupado pela carga dentro do veículo. Esse valor é alcançado por meio de uma fórmula que envolve o comprimento, a largura e altura da embalagem, além do fator de cubagem que a transportadora informa.

Sendo assim, o peso cubado pode ser encontrado usando a seguinte fórmula:

Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem

Exemplo:

O volume a ser transportado possui as dimensões: 70cm x 40cm x 20cm

O fator de cubagem considerado nesse caso é o padrão de 300.

Logo, o peso cubado é de: 0,70 x 0,40 x 0,20 x 300 = 16,8Kg

Vale lembrar que, na hora de realizar esses cálculos, é necessário atentar para as unidades de medida do volume. Isso é importante, pois existem empresas que trabalham com a divisão pelo fator de cubagem na fórmula (em vez da multiplicação).

Portanto, é necessário verificar as unidades do peso (gramas, quilos ou toneladas) e das dimensões (centímetros ou metros). Assim, sempre que receber a informação do fator de cubagem, é recomendável realizar essa análise e, caso necessário, fazer as conversões.

Obs.: O peso cubado no caso da caixa do primeiro exemplo seria de 105Kg (multiplicando as dimensões pelo fator cubagem de 300).

Qual a importância da cubagem para o negócio?

A cubagem é fundamental para identificar qual a capacidade de carga disponível em um veículo e, ao mesmo tempo, quais são suas limitações em peso e volume.

Essa informação é essencial para que se consiga consolidar todos os envios da forma mais eficiente possível, equilibrando o peso bruto com o espaço físico — e evitando as situações explicadas anteriormente, principalmente a ociosidade do veículo, o que gera aumento dos custos operacionais.

Sendo assim, pode-se dizer que essa métrica é fundamental para planejar o transporte da melhor forma possível.

Como a cubagem interfere no cálculo do frete?

A cubagem e o peso cubado são variáveis fundamentais no que diz respeito aos custos de transporte de uma empresa.

Principalmente pelas questões de peso e espaço ocupado dentro do veículo, já citadas anteriormente, considerar somente as dimensões lineares ou somente o peso bruto pode fazer com que a cobrança de frete seja inadequada.

Sendo assim, para simplificar essa equação, muitas transportadoras optam por incluir a variável de “frete peso” no cálculo da cobrança do envio. Ele trata da relação entre o peso bruto e o cubado, prevalecendo o maior entre os dois.

Ou seja, por influenciarem na formação da carga, a cubagem e o peso cubado possuem relação direta com o cálculo de freteque é feito pelas transportadoras.

Para exemplificar esse ponto, voltemos ao exemplo anterior.

Se o volume a ser transportado possui as dimensões: 70cm x 40cm x 20cm e o fator de cubagem considerado é de 300, o peso cubado desde volume é de: 0,70 x 0,40 x 0,20 x 300 = 16,8Kg

Supondo que seu peso bruto seja menor que 16,8kg, o peso cubado de 16,8kg prevalecerá no cálculo do frete.

Por outro lado, vamos considerar um volume muito menor, de dimensões 10cm x 10cm x 10cm. Com base no mesmo fator de cubagem, seu peso cubado é de 3,0kg. Porém, caso seu peso bruto seja maior — por exemplo, de 16,8kg — este é o fator que ditará o custo do seu frete.

Como se pode ver, o cálculo de cubagem e peso cubado das cargas é muito importante para que as transportadoras alcancem maior eficiência. Para o cliente, isso se traduz em um serviço com mais qualidade e um custo menor — já que ser mais eficiente permite oferecer preços mais competitivos.

Fonte: https://www.intelipost.com.br/blog/o-que-e-cubagem-e-como-ela-influencia-no-calculo-do-frete/

Add a Comment